Tranding
Sunday, April 28, 2024
Uncategorized / November 20, 2023

Mais de 50 canções difíceis de cantar – e os exercícios para as dominar

Mulher jovem a cantar contra uma parede vermelha Tim Robberts / Stone / Getty Images

Peça a qualquer vocalista experiente uma lista do que considera serem canções difíceis de cantar, e provavelmente dar-lhe-ão cinco ou seis exemplos sem pensar muito. No entanto, há tantos exemplos quanto há vozes diferentese cada cantor individual terá obstáculos vocais individuais a ultrapassar com o seu repertório.

Por outro lado, é possível identificar alguns exemplos em alguns géneros em que a maioria concordará que, sim, são canções difíceis de cantar.

Não importa o quanto goste de cantar, haverá sempre canções que são um pouco mais difíceis do que as outras. Talvez sejam as notas altas que são complicadas, ou o ritmo rápido que faz o seu coração acelerar. Mas seja o que for, não há como negar que algumas canções são mais desafiantes do que outras. Por isso, se está à procura de um desafio ou se tem curiosidade em saber quais são as canções mais difíceis de cantar, continue a ler.

Qual é a música mais difícil de cantar?

A canção que VOCÊ pode considerar a mais difícil de cantar pode não ser a mais difícil para o seu outro amigo que gosta de cantar! No entanto, aqui estão algumas das músicas mais difíceis de dominar, com cada canção difícil de cantar ordenados por género:

  • Ópera – Mozart: Le nozze di Figaro – Porgi amor
  • Audição fácil – Brodsky: Be My Love
  • Popular/Filme – Harold Arlen: Somewhere Over The Rainbow
  • Teatro Musical – Schonberg: I Dreamed a Dream (Os Miseráveis)
  • Canção clássica – Frank Bridge: E’en as a lovely flower

Independentemente da sua situação atual como cantor, há muitas formas de melhorar. Tomando aulas de canto podem ajudá-lo a melhorar drasticamente o seu canto. Veja os benefícios das aulas de canto assistindo ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=CM9TQRoZJdw

Qual é a melhor canção para mostrar a sua voz?

Aqui estão cinco das mais difíceis canções para cantar, juntamente com algumas sugestões de exercícios que o ajudarão a dominá-las por si. Não há melhor maneira de mostrar a sua voz do que dominar estes canções difíceis de cantar!

1. Ópera – Mozart: Le nozze di Figaro – Porgi amor (Condessa Almaviva)

Esta bela ária é a primeira aparição da soprano no início do Ato II. Parece incrivelmente simples na página; uma melodia clara em tempo 2/4, sem passagens difíceis. No entanto, essa mesma simplicidade é o que a coloca no topo da lista de canções difíceis de cantar de qualquer soprano operático – sem um conjunto ou recitativo para aquecer, e sem colegas consigo em palco, é uma experiência enervante mesmo para um profissional experiente.

Como melhorar: Um nível físico e aquecimento vocal irá ajudá-lo. Certifique-se de que abre a caixa torácica, esticando-se suavemente de um lado para o outro e tocando nos dedos dos pés algumas vezes. Uma caminhada suave também o vai ajudar, pois vai limpar a sua cabeça e aquecer os seus músculos. A nível vocal, cantarolar suavemente os intervalos até à quinta e voltar sempre à tónica aquecerá a sua voz.

2. Escuta fácil – Brodsky: Seja o meu amor

Tornada popular por Mario Lanza, esta é uma canção que requer um som aberto e uma negociação inteligente das quebras de registo. O que realmente a acrescenta à lista de canções difíceis de cantar, no entanto, é a necessidade de estar absolutamente certo de onde colocar as notas.

Como melhorar: Aprenda primeiro as alturas sem as palavras; use um bom som de vogal aberta e verifique as alturas num teclado. A seguir, pratique apenas com as vogais das palavras e certifique-se de que está a cantar uma linha suave. Quando adicionar as palavras como um terceiro passo, imagine que cada frase é uma palavra longa e pense em juntar as suas consoantes finais ao início da palavra seguinte.

3. Popular/Filme – Harold Arlen: Somewhere Over The Rainbow

Toda a gente conhece este clássico de O Feiticeiro de Oz, tornado famoso por uma jovem Judy Garland! Então, o que é que faz com que aquela que parece ser uma canção tão simples esteja numa lista de canções difíceis de cantar? Pense novamente onde já a ouviu – não só aparece num ponto particularmente pungente do filme, como é comum em casamentos, festas e outros eventos. O controlo emocional necessário é considerável.

Como melhorar: Aprender a mostrar paixão e emoções, sem deixar que isso o distraia, é uma competência importante. Para o ajudar, certifique-se de que pratica todas as canções emocionalmente carregadas com uma ton antes de se apresentar diante de outras pessoas. Com prática suficiente, chegará a um nível confortável com a canção, para que se sinta mais em controlo.

4. Teatro musical – Schonberg: I Dreamed a Dream (Les Miserables)

Há cinco anos, uma escocesa de aspeto improvável subiu ao palco de um concurso nacional de talentos e silenciou as gargalhadas do público com uma potência vocal que surpreendeu os juízes e os espectadores em casa. Depois disso, este hino melancólico às oportunidades perdidas tornou-se imediatamente uma escolha popular entre cantores de todo o mundo. No entanto, também requer o mesmo nível de controlo emocional que o “Somewhere Over the Rainbow”, bem como uma potência vocal considerável.

Como melhorar: Não pode “fazer” uma voz grande; tudo o que pode fazer é aperfeiçoar a que tem até a utilizar corretamente. Embora abrir a boca de forma não natural possa encorajar a sua voz a espalhar-se, certifique-se de que está realmente a dar-lhe espaço para sair! Mantenha-se direitoe certifique-se de que o seu peso está distribuído uniformemente pelos dois pés. Imagine que o seu público está na outra extremidade de um campo de jogos e que a sua voz tem de ser levada até lá – não se sinta tentado a gritar ou a exagerar, pois uma boa potência projectada será suficiente. Cantar frases longas com vogais abertas irá encorajá-lo a fazer um uso económico da sua respiração e também ajudará a sua voz a abrir-se.

5. Canção clássica – Frank Bridge: E’en as a lovely flower

Este belo exemplo de uma canção inglesa do início do século XX está repleto de harmonias pós-vitorianas e de mudanças de tonalidade pastorais que colorem não só obras como as de Vaughan Williams e Walton, mas também são evidentes no trabalho do famoso aluno de Bridge, Benjamin Britten. Esta junta-se à lista de canções difíceis de cantar devido à sua tonalidade suavemente variável e, por conseguinte, a questões de afinação complicadas – mas quando aprender a resolver isso, é absolutamente gratificante pela sua beleza simples.

Como melhorar: Considere cada página como uma unidade e descubra de que notas precisa. Fixe-as na sua cabeça e aprenda o “mapa” entre elas. Encontrar segurança nos intervalos ajudá-lo-á.

Ainda mais músicas difíceis de cantar

Está à procura de mais canções que são realmente difíceis de cantar? Não procure mais! Nós temos a lista definitiva abaixo. Não pensou que íamos ficar por apenas cinco canções, pois não?

Quais são algumas Músicas difíceis de cantar para mulheres?

Qualquer pessoa que já tenha tentado cantar ao som da sua canção favorita na rádio sabe que algumas canções são mais difíceis de cantar do que outras.

Para cantoras, isto deve-se frequentemente ao alcance da vocalista. Para atingir as notas altas, muitas cantoras têm de alargar o seu alcance para além do que é confortável, o que pode resultar numa atuação menos do que ideal.

Embora existam muitas canções excelentes para as cantoras mostrarem o seu alcance vocal, há também várias canções difíceis que podem ser um desafio para cantar. Aqui estão apenas alguns exemplos de canções difíceis de cantar para vocalistas femininas.

  • “The Star-Spangled Banner” de Francis Scott Key: Esta é uma das canções mais difíceis de cantar para qualquer pessoa, independentemente do género. A razão para isso é a sua gama extremamente ampla, abrangendo quase duas oitavas completas. Atingir todas as notas requer um grande controlo e apoio da respiração, tornando-a uma canção desafiante mesmo para os cantores mais experientes.
  • “I Will Always Love You” de Whitney Houston: Esta canção também tem uma gama alargada, mas também apresenta execuções e ornamentações muito complexas que podem ser difíceis de executar sem soar nasalado ou tenso. Finalmente,

Outros canções que são difíceis de cantar para as mulheres são:

  • All I Want for Christmas is You de Mariah Carey.
  • Someone Like You de Adele.
  • Chandelier de Sia.
  • Wuthering Heights de Kate Bush.
  • Video Games, de Lana Del Rey.
  • Rolling in the Deep, de Adele.
  • Crawling, dos Linkin Park.
  • I Don’t Wanna Miss a Thing, dos Aerosmith.
  • Stay With Me, de Sam Smith.
  • Stone Cold, de Demi Lovato.
  • Love on Top, de Beyoncé
  • Imagine, de Ariana Grande.
  • Welcome to The Black Parade, de My Chemical Romance.

Naturalmente, estas canções variam consoante o cantor. Alguns vocalistas podem achar que estas são canções realmente difíceis de cantar, enquanto outras pessoas podem considerar outras músicas como canções femininas difíceis de cantar.

Quais são as músicas masculinas mais difíceis de cantar?

A seguir, na nossa lista de canções que são difíceis de cantar são aquelas para os rapazes.

Há muitas canções que são notoriamente difíceis de cantar, especialmente para vocalistas masculinos. A gama alta e o estilo vocal poderoso da ópera podem ser um desafio até para os cantores mais experientes. Além disso, muitas canções populares requerem um grande controlo da respiração e do apoio do diafragma para sustentar notas longas.

Alguns canções masculinas difíceis de cantar inclua:

  • “Nessun Dorma” da ópera Turandot de Puccini
  • “O mio babbino caro” da ópera Gianni Schicchi
  • “Hallelujah” de Leonard Cohen
  • “Crawling” dos Linkin Park
  • “I Don’t Wanna Miss a Thing” dos Aerosmith
  • “Stay With Me”, de Sam Smith
  • “Welcome to the Black Parade” de My Chemical Romance
  • “You Need Me, I Don’t Need You” de Ed Sheeran
  • “Cry Me a River” de Michael Bublé
  • “You Raise Me Up” de Josh Groban
  • “Bohemian Rhapsody” dos Queen

Músicas pop difíceis de cantar

Como qualquer cantor sabe, algumas músicas são mais difíceis de cantar do que outras. Quer seja por causa da extensão, da melodia ou da letra, certas canções podem ser um verdadeiro desafio para acertar. E quando se trata de canções pop, há definitivamente algumas que se destacam por serem particularmente difíceis de cantar.

Uma das canções pop mais difíceis de cantar é “Somewhere Over the Rainbow” de O Feiticeiro de Oz. A canção requer uma voz muito clara e poderosa para atingir todas as notas altas.

Outra canção pop difícil é “Someone Like You” de Adele. A canção tem uma grande amplitude e é cantada maioritariamente num registo mais baixo, o que pode ser difícil para alguns cantores.

E finalmente, mais uma vez, “I Will Always Love You” de Whitney Houston é também uma canção difícil de interpretar. A canção icónica tem muitos trechos e improvisos que podem ser difíceis de reproduzir. Por isso, se está à procura de um desafio, tente cantar uma destas canções pop difíceis de cantar.

Músicas de ópera difíceis de cantar

ÓperaA ópera é um género de música conhecido pelas suas belas e complexas melodias e pelo seu poder emocional. No entanto, as canções de ópera também podem ser notoriamente difíceis de cantar, especialmente para principiantes.

Algumas das canções de ópera mais difíceis de cantar incluem:

  • “Queen of the Night” de A Flauta Mágica
  • “Nessun Dorma” de Turandot
  • “Casta Diva” de Norma

Estas canções requerem uma vasta gama de técnica vocal e resistência, bem como uma forte ligação emocional à letra. Se está à procura de um desafio, estas três canções de ópera vão certamente testar as suas capacidades vocais.

Canções de Natal difíceis de cantar

Algumas canções de Natal são fáceis de cantar. “Jingle Bells”, por exemplo, é uma melodia simples que até as crianças pequenas conseguem cantar.

Outras canções de Natal, no entanto, são notoriamente difíceis de cantar.

  • “Os 12 dias de Natal,“, por exemplo, está repleta de letras rápidas que podem fazer tropeçar até o cantor mais experiente.
  • O mesmo acontece com “Deck the Halls,” que apresenta harmonias complicadas que podem ser difíceis de acompanhar.
  • Depois há canções como “O Come, All Ye Faithful,“, que tem versos longos que podem testar a resistência até do vocalista mais experiente.

Não nos esqueçamos de que “O Holy Night”,“, que tem um alcance enorme que pode ser difícil para os vocalistas dominarem!

Nem todas as canções de Natal são criadas da mesma forma – algumas são fáceis de cantar, enquanto outras são decididamente desafiantes. Mas, independentemente da sua dificuldade de execução, estas canções de Natal difíceis de cantar parecem sempre unir as pessoas no espírito da época.

Canções da Disney difíceis de cantar

Muitas pessoas cresceram a cantar ao som dos filmes da Disney, mas nem todas as canções são fáceis de cantar. De facto, algumas delas são bastante desafiantes, particularmente para aqueles que não são cantores treinados. Aqui estão algumas das canções da Disney mais difíceis de cantar:

  • “The Bare Necessities” de O Livro da Selva: Esta canção tem um alcance desafiante e requer controlo vocal para soar bem.
  • “Be Our Guest” de A Bela e o Monstro: Apesar de ser uma canção divertida, também tem um ritmo rápido e é difícil de acompanhar se não for um cantor experiente.
  • “Belle” de A Bela e o Monstro: Esta é uma canção bonita, mas também é bastante aguda e requer muito controlo para cantar bem.
  • “Under the Sea” de A Pequena Sereia: Esta canção é divertida, mas também tem um ritmo rápido e está cheia de letras complicadas.
  • “Kiss the Girl” de A Pequena Sereia: Esta é uma canção doce, mas também é bastante grave, o que pode ser difícil para alguns cantores.

Estas são apenas algumas das canções da Disney mais difíceis de cantar. Se não for um cantor experiente, é melhor evitar estas canções, a menos que esteja disposto a praticar e

Músicas country difíceis de cantar

A música country é muitas vezes considerada triste e sentimental, mas há também muitas canções com uma mensagem mais otimista. Aqui estão quatro canções country difíceis de cantar que farão com que os seus pés batam e o seu coração dispare.

  • “The Dance” de Garth Brooks: Esta é uma canção sobre viver a vida ao máximo e aproveitar cada momento.
  • “Anel de Fogo” : Este clássico de Johnny Cash é uma canção sobre correr riscos e seguir os seus sonhos.
  • “Stand By Your Man”: Uma música clássica de Tammy Wynette, esta é uma canção sobre lealdade e compromisso.
  • “I Walk the Line”: Esta canção de Johnny Cash é uma canção sobre manter-se fiel a si próprio. Estas são apenas algumas das muitas canções country difíceis que certamente o vão pôr a mexer.

Músicas Hard R&B para cantar

Se é um fã de R&B, sabe que algumas das canções mais icónicas e memoráveis deste género são também as mais difíceis de cantar. Mas porquê fugir a um desafio? Quer seja um cantor experiente ou um recém-chegado ao género, abordar uma canção difícil de R&B pode dar às suas capacidades vocais um exercício e permitir-lhe explorar verdadeiramente as profundezas da música.

É mais fácil falar do que fazer, certo? Se está à procura de algumas canções difíceis de cantar no género R&B, comece a dançar com algumas destas escolhas de topo:

  • “I Have Nothing” de Whitney Houston – Esta balada clássica requer tanto poder como delicadeza, uma vez que os vocais de Whitney exigem precisão e controlo. Para tocar esta canção, comece por se concentrar na sua respiração, uma vez que as notas longas e as transições requerem bastante apoio. Pratique a execução de cada nota com clareza e objetivo, tendo o cuidado de não exagerar no vibrato ou nas passagens. Também é importante cantar com o coração, uma vez que esta canção é uma verdadeira potência emocional.
  • “Ain’t No Way” de Aretha Franklin – Outra lenda do R&B conhecida pelos seus vocais poderosos, Aretha Franklin oferece uma atuação intensa e cheia de alma neste clássico. A canção começa com um tom lento, quase suplicante, que se transforma num crescendo poderoso que mostra o alcance e o controlo de Franklin. Para tocar esta canção, concentre-se no seu fraseado e tempo, uma vez que a intensidade da letra exige um equilíbrio cuidadoso de emoção e contenção. Preste atenção ao apoio da respiração e tente corresponder o mais possível às nuances da atuação de Franklin.
  • “If I Ain’t Got You” de Alicia Keys – Um clássico moderno do género R&B, esta canção é simultaneamente desafiante e acessível, o que a torna uma excelente escolha para cantores intermédios que procuram melhorar as suas capacidades. A canção inclui tanto notas agudas como tons suaves e ternos, exigindo um equilíbrio de potência e nuance.
  • “Superwoman” por Karyn White – Esta música animada e cativante apresenta execuções vocais complexas e muita força e atitude, o que a torna numa excelente canção para quem procura desafiar-se a si próprio. O ritmo rápido e os ritmos complexos da canção podem ser difíceis de navegar, por isso é importante praticar o seu tempo e ritmo. e.
  • “I Wanna Dance With Somebody” (Quero dançar com alguém) de Whitney Houston – Uma das canções de dance-pop mais adoradas de todos os tempos, este clássico de Whitney Houston apresenta vozes altas e elevadas e muita energia. Para enfrentar esta música desafiante, pratique a sua agilidade e alcance vocais, certificando-se de que atinge cada nota com precisão e clareza. Concentre-se no apoio da respiração e no ritmo, uma vez que pode ser difícil acompanhar o ritmo acelerado da canção.

Canções de Karaoke difíceis de cantar

Quem mais aqui adora cantarolar músicas em bares de karaoke ou no chuveiro para o seu concerto pessoal? O karaoke pode ser uma excelente forma de se soltar e divertir, mas por vezes o livro de canções pode representar um desafio. Todos nós já passámos por isso: a percorrer uma lista de canções favoritas que já foram tocadas em demasia, apercebendo-se demasiado tarde de que não conseguimos fazer nada com uma canção complicada.

A boa notícia é que pode preparar-se para estes desafios antecipadamente, dominando as suas canções favoritas com antecedência – independentemente de quão complicadas possam ser.

Aqui estão algumas das canções de karaoke mais difíceis de cantar:

  • “I Will Always Love You” de Whitney Houston: Um clássico do karaoke, “I Will Always Love You” é conhecida pelas suas notas altas que podem realmente testar o seu alcance vocal. Para tocar esta canção, tente começar num tom mais baixo e pratique as notas altas gradualmente. Lembre-se de não forçar a sua voz e faça pausas quando necessário!
  • “Bohemian Rhapsody”, do Queen: A icónica balada rock “Bohemian Rhapsody” é composta por várias harmonias vocais que podem ser difíceis de dominar. Experimente praticar em secções curtas e, lentamente, vá aumentando até cantar a canção inteira. Preste atenção à dinâmica e certifique-se de que transmite a emoção da canção através da sua atuação.
  • “The Star-Spangled Banner” de Francis Scott Key: Sendo o hino nacional dos Estados Unidos, “The Star-Spangled Banner” é muitas vezes a canção de eleição para ocasiões patrióticas. No entanto, o seu alcance desafiante e as mudanças de tonalidade difíceis podem torná-la numa música complicada de cantar. Trabalhe na prática de cada parte da canção separadamente e lentamente, construindo até juntar tudo.
  • “My Heart Will Go On” de Celine Dion: A balada poderosa da banda sonora de Titanic é conhecida pelos seus vocais elevados que são difíceis de igualar. Para tocar esta canção, tente transmitir a emoção e o poder da canção através da sua atuação. Pratique atingir as notas altas de forma controlada e lembre-se de respirar corretamente.
  • “Alone”, de Heart: O clássico dos anos 80 “Alone” é conhecido pelo seu impressionante alcance vocal que pode ser um desafio para atingir. Trabalhe na construção da sua força vocal e concentre-se em manter as notas longas com controlo. Lembre-se de fazer pausas e de não esforçar demasiado a sua voz.

Músicas fáceis que parecem difíceis de cantar

Quer soar como se tivesse trabalhado muito – sem de facto tem de fazer algum trabalho pesado? Aqui tem alguns canções fáceis que parecem difíceis de cantar. De certeza que vai impressionar!

  • “Imagine” de John Lennon
  • “Run” de Snow Patrol
  • “Call Me Maybe” de Carly Rae Jepson
  • “Fields of Gold” de Sting
  • “Mamma Mia” dos Abba

Qual é a canção mais impressionante para cantar?

Se está à procura de impressionar uma multidão, cantar qualquer uma destas canções difíceis de cantar vai de certeza fazer o truque.

Ao abordar qualquer peça de música difícil, é provável que haja alguma exigência técnica que não consiga resolver sozinho, ou que a sua fase de desenvolvimento vocal não consiga resolver mesmo com exercícios relevantes. Tenha em mente que encontrar um bom professor é sempre a melhor maneira de o ajudar a lidar com canções difíceis de cantar e torne-se um melhor cantor! Boa sorte e continue a cantar!

Tentar tocar uma canção difícil pode ser frustrante e desmoralizante, mas também é uma experiência incrivelmente gratificante.

Com o técnicas correctas, pode tornar o canto dessas músicas desafiantes mais fácil e mais divertido. Esperamos que estas dicas o ajudem a cantar aquela canção difícil com confiança e estilo. Já experimentou alguma destas técnicas quando estava a aprender ou a ensaiar uma canção difícil?

Precisa de ajuda com a sua técnica? Veja outras ideias para canções para cantar aqui!

Recurso TakeLessons gratuito

Fotografia por U.S. Army